Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha em Cotia

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa TeresinhaCarmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha - Em 13 de fevereiro de 1947 foram sete as carmelitas que partiram, do convento de Santa Tereza em São Paulo, para Cotia.
Quatro eram conventuais do Carmelo de São Paulo, duas de Mogi das Cruzes e uma postulante.

A fundadora, Madre Verônica de Verônica de Nossa Senhora das Dores e da Santa Face, requisitara, do Carmelo de Mogi, Madre Raimunda dos Anjos para ser a primeira Priora do Carmelo Cotiano.

Com sua companheira Irmã Regina da Imaculada Conceição prestou valiosos serviços à fundação durante três anos, voltando em seguida a seu convento de origem.

Naquela manhã festiva após as comoventes despedidas de seu amado berço religioso, partiram as Irmãs, dirigidas por seu Superior Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, acompanhadas de seus familiares, em automóveis superlotados. No da frente, em que estava a Madre fundadora, ia, chefiando a piedosa caravana e abençoando a fundação incipiente, uma grande imagem de Nosso Pai São José.

Sob sua proteção bem como sob a de Santa Ana foi inaugurado o Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, nesta cidade, cuja localização privilegiada é bem propícia à vida contemplativa. Situa-se entre ondulações verdejantes, em meio ao silêncio e uma bela e exuberante natureza.

O Carmelo está colocado no cimo de uma colina, como branca sentinela a velar pelo bem espiritual da cidade situada no vale; ao seu redor erguem-se montes atapetados com densas matas cujos ipês se vestem de roxo e amarelo na primavera; nos dias ensolarados divisa-se no horizonte a gigantesca capital paulista, contrastando com as vilazinhas que se percebem dispersas, de longe em longe, pela serra afora...

É bem o local que Santa Teresa desejava para seus Carmelos: largos horizontes, beleza natural, silêncio, solidão! O clima ameno, a paz que se goza nessa região solitária, o povo bom e simples desta cidade, que tem a glória de contar entre seus filhos o célebre Senador Feijó, contrastam com o burburinho estonteante de São Paulo que fica apenas a 35kms de distância.

São os próprios moradores da Capital que vêm ao Carmelo pedir orações ou visitar suas parentes enclausuradas, os primeirosa darem testemunho da paz e tranqüilidade reinantes nestas paragens, paz inexistente em outros lugares.


Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha
Avenida Joaquim Barreto, 162 - Cotia - São Paulo
(11) 493-2000

Fonte:
CotiaNet



  Sobre o EncontraCotia
Fale com EncontraCotia
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Cotia no Facebook Siga o Encontra Cotia no Twitter Encontra Cotia no Google+


Termos EncontraCotia | Privacidade EncontraCotia