Templo Zu Lai em Cotia


O Templo Zu Lai de Cotia é o maior templo budista da América Latina.

Ligado ao Monastério Fo Guang Shan, está localizado no km 28 da Rodovia Raposo Tavares. Com raíz no Budismo Mahayana, o Templo Zu Lai tem como objetivo manter a tradição da natureza búdica, deixando-a ao alcance de todos.

Os frequentadores do Templo Zu Lai utilizam os ensinamentos do Budismo Humanista com o objetivo de ensinar os princípios do Monastério Fo Guang Shan, divulgando o Budismo através da Educação, Cultura, Beneficência Social e Purificação Espiritual.

História

Em 1992 o Mestre Hsing Yün veio ao Brasil, a convite de um templo de São Paulo, para uma cerimônia. Um discípulo presente perguntou-lhe se não poderia deixar um monge de sua comitiva no país para que os ensinamentos tivessem continuidade.

A Monja Chueh Cheng se dispôs a ficar e iniciar os projetos, ganhando posteriormente o nome Mestra Sinceridade.

O discípulo que pediu ao Mestre que deixasse um monge no Brasil doou uma casa em um sítio para que os trabalhos fossem realizados. Não muito pequena, tornou-se um espaço para as cerimônias, cultos e ritos.

Quatro anos mais tarde o número de seguidores passava de cem, o que levou a necessidade de se ampliar o espaço. Apesar da reforma feita, o local ainda não apresentava condições para abrigar os seguidores, então optou-se pela construção de um templo maior.

Como os arquitetos brasileiros envolvidos no projeto não conheciam a arquitetura de um templo, a Mestra Sinceridade montou uma equipe que viajou à China com o objetivo de conhecer os templos da Dinastia Tang.

Depois de muitas reuniões, a pedra fundamental foi lançada em 1999. Entretanto, como as telhas e o parapeito do templo precisavam ser importadas da China, já que na época ninguém no Brasil fazia este tipo trabalho, os recursos foram insuficientes para que as obras tivessem início imediato, o que adiou a inauguração do Templo Zu Lai para Outubro de 2003.

Significado

Ao ser criado, o Templo Zu Lai manteve a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação.

Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, a ações que o Templo Zu Lai e a Blia empreendem, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável Mestre: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas.

"Zu Lai" provém da tradução, do chinês para o português, de um termo que significa tathagatha (um dos epítetos de Buda).
Templo Zu Lai Cotia

Vídeo do Templo Zu Lai



Como Chegar

Templo Zu Lai em Cotia
Endereço: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461 - Cidade Cotia - SP
CEP: 06705-490
Telefone: (11) 4612-2895 Fax: (11) 4702-5230
Site: www.templozulai.org.br



  Sobre o EncontraCotia
Fale com EncontraCotia
Anuncie no EncontraCotia
Cadastre sua Empresa no EncontraCotia (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraCotia | Privacidade EncontraCotia


Bandeira da cidade de Cotia