Cotia recebe capacitação do Investe SP

Com o objetivo de apresentar os trabalhos de atração de investimentos e conhecer o potencial de cada município, a Investe São Paulo, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, realizou nesta quinta-feira, 08 de agosto, o 15º Encontro com Prefeituras Paulistas.

O evento contou com a participação do Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Financeira, Benedito Simões, além de representantes das cidades de Avaré, Barretos, Cachoeira Paulista, Corumbataí, Mogi Mirim, Pereiras, Pirassununga e Santa Isabel.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, enfatizou a importância das prefeituras terem uma relação próxima com a Investe SP para manter o cadastro de informações municipais atualizadas no banco de dados da agência. “Eventos como esse são importantes para que as prefeituras entendam que têm o Governo do Estado como parceiro”, disse.

Durante a abertura do encontro, o gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da Investe São Paulo, Wilson Soares, ressaltou a importância do atendimento e das informações fornecidas ao empreendedor. “Quando o empresário estrangeiro nos procura para investir no Estado, ele quer um município que lhe ofereça as melhores condições. Por isso, essa aproximação da Investe SP com as prefeituras é fundamental para apontarmos as potencialidades de cada região e garantirmos o investimento”, destacou.

Em seguida, o diretor da agência de fomento paulista – Desenvolve SP, Júlio Themes, falou sobre as linhas de financiamento do Governo do Estado. “Nosso papel é atual como um BNDES a nível estadual, estabelecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, explicou. Themes também explicou que o atendimento da agência é realizado à distância, por meio de acesso ao site desenvolvesp.com.br

Durante a primeira parte do seminário, o gerente Internacional, Luis Arbex, apresentou o passo a passo do trabalho da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que devem ser tomadas por prefeituras para atrair e atender bem o investidor.



A apresentação também lembrou alguns aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal e sempre dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

Arbex ressaltou ainda que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender suas necessidades, levando-os inclusive para visitas a terrenos. Assim, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

Na segunda parte do evento, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, polos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais e outras características.

Encontros com municípios

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, a agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. Até o momento, já foram realizadas quinze reuniões, com mais de 100 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3218-5769. Saiba mais sobre a Agência Paulista de Promoção de Investimentos no site: investe.sp.gov.br.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário