Programa Time do Emprego inicia reuniões na Secretaria de Trabalho e Emprego de Cotia

Pela segunda vez na cidade de Cotia, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego em parceria com Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho – SERT iniciou os encontros do ano, com os inscritos no Time do Emprego na manhã desta segunda-feira (18/2).

O objetivo do programa é orientar e capacitar os participantes, considerando suas intenções, necessidades, habilidades e conhecimentos, por meio da troca de informações e vivência do dia-a-dia. Todos são motivados a planejar sua procura pelo emprego.

“A intenção é auxiliar a pessoa disponível no mercado, orientando e acompanhando na busca pelo emprego”, explica o secretário, João dos Santos.

O Encontro teve a presença da facilitadora da SERT, Lígia de Lourdes Gomes da Silva e do Coordenador da Regional Oeste da SERT – Robson Reis, que destacou a importância do programa em requalificar os profissionais para o mercado de trabalho.

No total, serão 12 encontros, que acontecerão uma vez por semana. durante três horas. Serão abordados 10 temas, entre eles:

– Como elaborar um currículo, carta de apresentação e de agradecimento;

– Como reconhecer e desenvolver habilidades, através de experiências práticas;



– Como manter equilibrio psicológico, social  e  fisico  para encarar a busca do emprego e a entrevista;

– Como se preparar  para os vários tipos de entrevista, inclusive a de telefone;

– Participação de dinâmicas de grupos e testes;

– Como administrar o dinheiro disponível no período de desemprego;

– Como utilizar técnicas para conhecer o mercado de trabalho;

O programa fornece material didático; sendo 2 apostilas, cadernetas, caneta, lápis, borracha, crachá e pasta.

A facilitadora Lígia trabalha a um ano no SERT, com o time do emprego. “Dentre todo o ano os participantes do programa tem dificuldade em saber o que deseja fazer, ou seja, na maioria das vezes eles têm muitas qualidades, mas não as identificam e por isso, não tem foco no que seguir.” Outra dificuldade encontrada por Lígia é a atualização no mercado de trabalho. “Eles precisam ficar de olho no que o mercado necessita como profissional.”

O SERT de São Paulo, conta com nove facilitadores que dão suporta para os demais facilitadores dos municípios da capital.

Informações e Inscrições:
Secretaria de Trabalho e Emprego na cidade de Cotia

Rua Monsenhor Ladeira, 38 – Vila São Francisco – Cotia

Fonte: Prefeitura Cotia





Deixe seu comentário