Rua sem luz vira ponto de ação de marginais, na região de Cotia

Moradores do Jardim Adelina e Granja Carolina, além de estudantes de uma escola no centro guia de Cotia, estão com medo de assaltos na via marginal da Raposo, na altura do km 34,3 (na parte de baixo da foto ao lado)

Esta via, que é continuação da Avenida Ralf Bolli e tem como destino a própria Raposo e o centro da cidade, foi construída pela CCR Viaoeste, porém, não há iluminação pública neste pequeno trecho de 200 metros de rua.

O pouco de iluminação que há vem dos postes da Raposo, mas o local é escuro e vulnerável a assaltos. Dois anos e meio atrás, os ladrões ficavam na passarela do Jardim Adelina, depois migraram para a marginal. Não se tem ideia do número de assaltos que ocorreram na rua, até por que muitas pessoas não fazem o Boletim de Ocorrência, mas os relatos de estudantes, moradores e comerciantes, mostram que eles aconteceram.

O caso de violência mais grave foi em maio deste ano. A jovem K.L.S., de 19 anos, foi estuprada no local. Um homem abordou K. pedindo  dinheiro e celular. Segundos depois, arrastou a jovem para um terreno ao lado e a estuprou. As informações dão conta de que o bandido surgiu do nada, no meio da escuridão.

Um estudante de uma escola teve o notebook, celular e dinheiro levados por dois homens armados. Ele conta que um amigo também foi abordado por um ladrão no início do ano, porém, avistou o giroflex de uma viatura da Guarda Civil e saiu correndo. O rapaz pediu auxílio aos guardas, mas o ladrão não foi encontrado.



Um comerciante relatou que até os funcionários da Viaoeste que saem da Casa do Usuário à noite, temem por passar pelo local.

O presidente da Associação de Amigos da Granja Carolina, David Chacon, pediu à Viaoeste a iluminação do local três vezes. Um abaixo assinado já foi protocolado na Prefeitura, mas até agora não houve resposta.

Outro comerciante disse que fez o pedido junto à prefeitura há cinco anos, pedindo iluminação, sinalização e uma nova denominação para a rua. As correspondências chegam com o nome de Avenida Marginal do Jardim Adelina. Segundo ele, seria melhor que a via fosse uma continuação da Ralf Bolli.

Final de semana é mais perigoso

Nas noites de sexta e sábado o local vira ponto de namoro e uso de drogas. Por causa de uma casa noturna de funk no antigo shopping de Cotia, muitos casais aproveitam o escuro para namorar dentro dos carros e jovens consomem drogas na rua e no terreno vazio.

Dias atrás a Guarda Civil ficou por cerca de uma hora próximo ao local, o que inibiu as pessoas de ficarem por perto.

Procurada pela redação, a Viaoeste em nota disse que a via é municipal e de responsabilidade da Prefeitura e fora da faixa de domínio da concessionária. Em relação à segurança no local, a Viaoeste diz que ela é de responsabilidade do Poder Público, não cabendo à concessionária tal responsabilidade.

A prefeitura não respondeu sobre o assunto.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário