Durante inauguração da Clínica da Mulher de Cotia, na tarde desta quinta-feira (17) o prefeito Carlão Camargo anunciou a assinatura de convênio com o Instituto Vida (Instituto Educacional, Assistencial e Social de Itapetininga) para produção de medicamentos que abastecerão as farmácias dos postos de saúde de Cotia. Com isso, chegaria ao fim uma das grandes reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS , que é a falta de medicamentos nos postos de saúde.
“Será uma espécie de Farmácia Municipal de Manipulação, onde serão produzidos todos os tipos de medicamentos”, explicou o diretor do Instituto, Omar José Ozi. Segundo ele, nos próximos 10 dias as farmácias dos postos já começarão a receber os remédios, que continuarão sendo distribuídos gratuitamente para os pacientes, mediante apresentação da receita médica. O paciente irá esperar no máximo 15 minutos para receber o medicamento. Nos casos de remédios fora da linha de produção da farmácia municipal, estes serão comprados a preço de custo e repassados para a Prefeitura.
O convênio prevê que a prefeitura irá adquirir uma área para a instalação da farmácia, que ficará sob gestão do instituto. Segundo Carlão Camargo, no máximo em 60 dias a “fábrica” já está montada e funcionando em Cotia.
Fonte: Cotia Todo Dia