Sítio do Mandú em Cotia
|
O Sítio do Mandú em Cotia foi construído provavelmente no início do século XVIII, constituindo um exemplar tardio das habitações bandeiristas e um dos poucos remanescentes deste tipo de arquitetura.
Em 1964, esta propriedade foi doada pela família Kneese de Mello ao Iphan que realizou trabalhos de restauração e consolidação no imóvel.
|
Ainda que não conheça-se a origem do Sítio do Mandú, sabe-se que os potentados em arcos constituídos no entorno da Vila de Piratininga tinham como objetivo a ocupação do território, a produção rural, e a segurança das vias de acesso à cidade.
O Sítio do Mandú encontra-se próximo ao ponto da antiga fundação da cidade de Cotia, no Caiapiá, e provavelmente serviu como descanso para os viajantes, na maioria bandeirantes, que usavam o local como parada estratégica para recompor suas energias e retomar a viagem.
Eles passavam pela região, acessando antigas trilhas indígenas, em direção ao sul do país e interior, em sua busca de riquezas como índios e reservas minerais de ouro, prata e diamantes.
O Sítio
A palavra “mandú” deriva do tupi, Mandu’aha, e significa “carga ambulante”.
O terreno do Sítio do Mandu é composto por uma casa de estilo colonial, com quatro quartos e dois alpendres. Um na frente, fazendo parte da área social, e outro atrás para serviços domésticos.
No Sítio do Mandú há um quarto de hóspedes à esquerda da entrada, e uma capela, à direita, como os esquemas de construções bandeiristas.
|
|
Dentro da casa, podemos ver em um dos quartos, um anexo, sem janelas. As pesquisas dizem que poderia ser um quarto de enfermos, um lugar para resguardar as mulheres das visitas, ou até um altar. No andar de cima dos quartos de trás, existe também um "Jirau", uma espécie de despensa para guardar mantimentos.Nas paredes da casa, alguns nichos para colocar estátuas de santos.
A mata que existe ao redor não é a original, é a que chamam os biólogos de “secundária” – que cresceu após a devastação do que previamente existia ali. Constata-se isso pela forte presença de embaúbas, mamonas e bambuzais. Indícios da devastação e o correspondente “rejuvenescimento” da Mata Atlântica.
Visitas ao Sítio
O Departamento de Turismo, com apoio do Programa de Jovens, realiza visitas monitoradas ao local.
A visita tem início na ponte do Ribeirão das Pedras, com a abordagem de vários temas: a água (monitoramento de rio), mata ciliar, a questão do lixo, espécies exóticas, espécies nativas, etc.
Ao chegar ao casarão, cada grupo de alunos/visitantes recebe uma planta baixa do sítio, para que tentem identificar o que era cada cômodo. A visita é muito interessante, pois aborda o porque das casas bandeiristas estarem sempre localizadas nos picos ou em lugares altos (para se visualizar quem chega), além de estarem sempre próximas aos rios. |
|
São explicados detalhes sobre o tipo da construção, em taipa de pilão (estrutura das paredes em terra), detalhes do telhado (quatro quedas com pequenas curvas para diminuir a velocidade da água).
Vídeo Sítio do Mandú
Como Chegar
Sítio do Mandú em Cotia
Endereço: Estrada do Caiapiá, s/nº - Cotia - SP CEP 06703-600
Informações sobre visitas monitoradas e grupos, podem ser obtidas no Departamento de Turismo, pelo telefone 4614-2952.