O IBGE divulgou nesta segunda-feira (29) os números finais do Censo 2010 e aponta que Cotia, na última década cresceu 13,49% e pulou de 148.987 habitantes em 2000 para 201.023 em 2010.
No Brasil, somos 190.732.694 pessoas. Embora o ritmo de crescimento da população nacional tenha sido mais lento – na última década, o país cresceu 12,3% contra 15,6% dos anos 90, Cotia seguiu caminho inverso, cresceu acima da média nacional e foi além da expectativa do próprio IBGE, que no inicio do mês quando divulgou os primeiros números, estimava que a cidade chegaria a 195 mil habitantes.
Quem chegou mais perto do número real da população foi o ex secretário de planejamento de Cotia, Benedito Simões. Ele tinha como base as mais de 2,5 mil residências que haviam ficado fora do censo na primeira contagem e os imóveis vazios ou ainda em construção que serão ocupados nos próximos meses.
Outro dado que pode levar a crer que o número oficial do IBGE deve mudar rápido,são os mais de 10,2 mil imóveis ainda não estão ocupados na cidade segundo apontou o censo.
A exemplo do Brasil e de grande parte das cidades, a população feminina continua sendo a maioria, 51,06% contra 48,94% de homens. São 4.279 mulheres a mais.
Ao longo dos três meses, os recenseadores visitaram 73.826 domicílios, incluindo os hotéis, pousadas, pensões e outros imóveis de uso coletivo.
O Censo Demográfico compreendeu um levantamento exaustivo de todos os domicílios do país. Foram visitados 67,6 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência.
A partir do dia 4 de novembro, o IBGE realizou um trabalho de supervisão e controle de qualidade de todo material coletado, em conjunto com as Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE,) em todas as 27 Unidades da Federação e nos municípios brasileiros. As comissões funcionaram como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade e participaram de todo o processo de realização do Censo.
Fonte: Cotia Todo Dia
Gostaria de deixar clara a minha preocupação com este crescimento desenfreado de Cotia. Tinhamos uma mata atlantica muito extensa, que agora resulta em predios e condominios em todos os lados. Cidade das rosas que não tem rosas em lugar algum, nem mesmo na Roselândia. Acho que está na Hora do secretário de meio e ambiente se manifestar em brecar estas obras desenfreadas no município, desrespeitando todas as leis e normas vigentes no mundo de preservação.
Obrigada