Câmara de Cotia terá ouvidoria a partir de 2012

Os vereadores de guia da cidade Cotia já aprovaram e deve entrar em atividades a partir de janeiro de 2012, a ouvidoria da Câmara Municipal cuja função será a interlocução com a sociedade bem como um canal para receber criticas, sugestões, reclamações de munícipes no tocante às atividades da Câmara ou dos parlamentares.

Para o vereador Paulinho Lenha (PSD), autor do projeto, “a criação da ouvidoria jutifica-se porque trata de um instrumento democrático de controle e avaliação que permite acompanhar, sugerir recomentar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e fortalecimento da democracia, com ética e transparência”.

A ouvidoria estará diretamente vinculada ao presidente da Câmara e deverá ser um profissional com nível superior e com ampla vivência em administração pública que exercerá a função por um ano.



Caberá ao ouvidor receber entre outras ações, analisar e responder as manifestações da população  e dizer quais providências estão sendo tomadas, além de servir de canal de comunicação entre a sociedade e os vereadores e demais órgãos da Câmara Municipal. Para exercer suas funções o ouvidor poderá solicitar documentos ou informações de todos os órgãos da Câmara que por sua vez deverão responder em no máximo 5 dias.

“A instalação da ouvidoria, não é a ideia de criar um ‘muro de lamentações’, mas sim a concretização dos ideais de cidadania e democracia, aproximando a instituição dos cidadãos”, finaliza Lenha ao justificar o projeto.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário