Cartório Cotia

Cartório Cotia tem a missão de prestar serviços de registro civil e certificação digital de altíssima qualidade ao cidadão.

Visa garantir a cada munícipe o acesso simplificado e ágil aos seus atos lavrados nesta Serventia. Com base no aprimoramento da qualidade dos serviços e da qualificação dos profissionais.

Cartório Cotia

Cartório Cotia História

Álvaro Luiz Vasconcellos foi o primeiro oficial do Cartório, iniciando suas atividades à frente da serventia em 23 de agosto de 1936, sendo curto seu trabalho em favor da sociedade, já que em dezembro 1936 veio a falecer. Preenchendo a lacuna deixada pelo antigo oficial, assume o oficial interino José Manoel de Carvalho, escrevendo seu nome na história do Cartório. Romeu Marcicano, em 04 de junho de 1939, foi investido no exercício da função de oficial, a fim de guiar o cartório até a nomeação de seu sucessor, seu filho, Francisco Marcicano em 04 de dezembro de 1968, que vinha prestando com excelência um serviço essencial à sociedade. Em 1976, Francisco Marcicano convida a compartilhar esta missão, José Julio Flueti, substituto e braço direito do mesmo oficial. Com o falecimento de Francisco Marcicano, em 12/07/2019, José Julio Flueti assume interinamente, até a assunção do novo titular, que somente se dará após realização do concurso que é público.

Cartório Cotia Documentos para Registros

Os documentos necessários para os registros são:

Casamento: os noivos deverão comparecer ao cartório, acompanhados de 2 testemunhas, com os seguintes documentos:

a) Documento de identidade dos noivos e das 2 testemunhas;
b) Certidão de Nascimento;
c) Caso de noivos (ele ou ela) divorciados, apresentar Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio;
d) Caso de noivos viúvos (ele ou ela), apresentar Certidão de Casamento e de Certidão de Óbito do conjuge falecido;
e) Caso dos noivos (ele ou ela), entre 16 e 17 anos de idade, deverão ser acompanhados pelos pais ou representantes legais.

Nascimentos: para registro de nascimento é necessário

Solteiros:



  • Cédula de identidade (original) do declarante
  • Cédula de identidade de identidade da mãe
  • DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital

Casados:

  • Certidão de casamento original
  • Cédula de identidade de identidade da mãe ou do pai
  • DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital

Prazos:

  • Quando o pai declarante: 15 dias
  • Quando a mãe declarante: 60 dias
  • Quando ambos ( pai e mãe) declarantes: 60 dias

Óbito: O declarante do óbito, com o atestado de óbito, fornecida pelo Serviço Funerário Municipal, irá ao Cartório do local, onde ocorreu e solicitará o seu registro.  Caso ocorra o óbito na residência, um pessoa próxima providenciará o atestado de óbito e levará até o Serviço Funerário Municipal, e prestará informações como:

  1. atestado de óbito;
  2. cédula de identidade e/ou;
  3. certidão de nascimento ou casamento e/ou;
  4. carteira de trabalho e/ou
  5. carnê do INSS;
  6. declarar se o falecido deixa bens;
  7. declarar se o falecido tem testamento;
  8. declarar se o falecido era eleitor;
  9. declarar se o falecido era reservista;
  10. declarar se o falecido deixa filhos maiores ou menores;
  11. local do sepultamento ou cremação;
  12. declarar qualificação dos pais do falecido.

Cartório Cotia Serviços

Além dos registros civis, o cartório oferece os seguintes serviços:

  • Autenticações
  • Reconhecimento de firma
  • Procurações

Vagas Cartório Cotia – Trabalhe Conosco

O Cartório Cotia disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Cartório Cotia

  • Segunda a Sexta das 08h às 16h30

Onde fica, Endereço e Telefone Cartório Cotia

  • R. Ernesto Lemos Leite, 199 – Vila Monte Serrat – Cotia – SP
  • Telefone: (11) 4243-1005

Outras informações e site

Mapa de localização