O Cartório Cotia tem a missão de prestar serviços de registro civil e certificação digital de altíssima qualidade ao cidadão.
Visa garantir a cada munícipe o acesso simplificado e ágil aos seus atos lavrados nesta Serventia. Com base no aprimoramento da qualidade dos serviços e da qualificação dos profissionais.
Cartório Cotia História
Álvaro Luiz Vasconcellos foi o primeiro oficial do Cartório, iniciando suas atividades à frente da serventia em 23 de agosto de 1936, sendo curto seu trabalho em favor da sociedade, já que em dezembro 1936 veio a falecer. Preenchendo a lacuna deixada pelo antigo oficial, assume o oficial interino José Manoel de Carvalho, escrevendo seu nome na história do Cartório. Romeu Marcicano, em 04 de junho de 1939, foi investido no exercício da função de oficial, a fim de guiar o cartório até a nomeação de seu sucessor, seu filho, Francisco Marcicano em 04 de dezembro de 1968, que vinha prestando com excelência um serviço essencial à sociedade. Em 1976, Francisco Marcicano convida a compartilhar esta missão, José Julio Flueti, substituto e braço direito do mesmo oficial. Com o falecimento de Francisco Marcicano, em 12/07/2019, José Julio Flueti assume interinamente, até a assunção do novo titular, que somente se dará após realização do concurso que é público.
Cartório Cotia Documentos para Registros
Os documentos necessários para os registros são:
Casamento: os noivos deverão comparecer ao cartório, acompanhados de 2 testemunhas, com os seguintes documentos:
a) Documento de identidade dos noivos e das 2 testemunhas;
b) Certidão de Nascimento;
c) Caso de noivos (ele ou ela) divorciados, apresentar Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio;
d) Caso de noivos viúvos (ele ou ela), apresentar Certidão de Casamento e de Certidão de Óbito do conjuge falecido;
e) Caso dos noivos (ele ou ela), entre 16 e 17 anos de idade, deverão ser acompanhados pelos pais ou representantes legais.
Nascimentos: para registro de nascimento é necessário
Solteiros:
- Cédula de identidade (original) do declarante
- Cédula de identidade de identidade da mãe
- DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital
Casados:
- Certidão de casamento original
- Cédula de identidade de identidade da mãe ou do pai
- DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital
Prazos:
- Quando o pai declarante: 15 dias
- Quando a mãe declarante: 60 dias
- Quando ambos ( pai e mãe) declarantes: 60 dias
Óbito: O declarante do óbito, com o atestado de óbito, fornecida pelo Serviço Funerário Municipal, irá ao Cartório do local, onde ocorreu e solicitará o seu registro. Caso ocorra o óbito na residência, um pessoa próxima providenciará o atestado de óbito e levará até o Serviço Funerário Municipal, e prestará informações como:
- atestado de óbito;
- cédula de identidade e/ou;
- certidão de nascimento ou casamento e/ou;
- carteira de trabalho e/ou
- carnê do INSS;
- declarar se o falecido deixa bens;
- declarar se o falecido tem testamento;
- declarar se o falecido era eleitor;
- declarar se o falecido era reservista;
- declarar se o falecido deixa filhos maiores ou menores;
- local do sepultamento ou cremação;
- declarar qualificação dos pais do falecido.
Cartório Cotia Serviços
Além dos registros civis, o cartório oferece os seguintes serviços:
- Autenticações
- Reconhecimento de firma
- Procurações
Vagas Cartório Cotia – Trabalhe Conosco
O Cartório Cotia disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Cartório Cotia
- Segunda a Sexta das 08h às 16h30
Onde fica, Endereço e Telefone Cartório Cotia
- R. Ernesto Lemos Leite, 199 – Vila Monte Serrat – Cotia – SP
- Telefone: (11) 4243-1005
Outras informações e site
- Mais informações: www.cartoriosdobrasil.org/cidade/cotia