Cotia prorroga campanha contra a pólio até 20 de julho

Com o objetivo de alcançar o maior número de crianças possível, a Secretaria Municipal da Saúde da cidade Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica prorrogou as campanhas de vacinação contra poliomielite e sarampo para 20 de julho.

As campanhas foram iniciadas em 18 de junho e as doses das vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 17 horas.

A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% do total estimado de crianças de cada município para ambas as campanhas. Crianças entre 0 e 1 ano de idade estão recebendo apenas a vacina contra a paralisia infantil. As entre 1 e 4 anos recebem doses contra o sarampo e paralisia infantil. E as entre 5 e 6 anos, somente a vacina contra o sarampo.

Até o dia 30 de junho, data do último levantamento, 15.689 crianças haviam sido vacinadas contra a paralisia infantil (pólio), o que representa mais de 100% do número total estimado. Já as crianças entre 1 a 6 anos, 11 meses e 29 dias, receberam a dose da vacina (sarampo/caxumba e rubéola), totalizando 15.317 crianças imunizadas. O que atingiu a meta de 99% de menores vacinados.



“A meta da Secretaria da Saúde foi alcançada, imunizamos mais de 90% dos menores”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica enfermeira Juliana Canassa, e na oportunidade ressaltou o trabalho dos profissionais da saúde envolvidos na campanha.

Todas as crianças de 0 a 5 anos se protegem contra a poliomielite duas vezes ao ano. A segunda fase da vacina está programada para o dia 13 de agosto.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Antonio Melo, apesar do país manter sob controle a disseminação do sarampo e da pólio, é necessário a conscientização dos responsáveis sobre a importância da imunização das crianças, a fim de que as doenças sejam erradicadas, sem risco para essa população bastante vulnerável às mesmas.

Maiores informações com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 4616.9115.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário