Cotia realiza etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades

O Espaço Viver a Vida, no centro da cidade de Cotia, sediou neste sábado (18/5) a etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente contou com a participação de centenas de representantes de diferentes segmentos da sociedade.

As conferências municipais são uma oportunidade de construir uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano que considere as diferentes realidades locais, estaduais e regionais, além de fortalecer a participação e articulação dos diversos segmentos da sociedade civil.

A abertura da Conferência foi feita por José Lopes Filho, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, que destacou a importância do debate com diferentes segmentos da sociedade para o futuro do país. “As propostas discutidas na data de hoje serão levadas à conferência estadual e nacional. É um momento importante, por que são os municípios brasileiros que desenvolvem as políticas públicas”.

José Lopes falou, também, sobre o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, defendendo que as verbas federais sejam repassadas aos municípios por critérios técnicos. E finalizou: “esperamos que a etapa municipal gere propostas que facilitem o trabalho dos municípios em geral”.

O Secretário Geral do Gabinete, Márcio Camargo, passou uma breve mensagem aos presentes. “Queremos um município melhor para nós e nossos familiares viverem e essa é uma oportunidade importante de reflexão”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cotia, Marcos Nena, a conferência contribui para que a cidade avance. “Nosso desafio é ordenar o crescimento e hoje estamos aqui para pensar na questão habitacional e na organização da cidade como um todo. Temos que dar nossa contribuição como cidadãos e homens públicos, para que nossa cidade melhore a cada dia”. Nena agradeceu a presença dos vereadores Fernando Jão, Genival, Cabo Givaldo, Lino da Saúde e Tim.

O prefeito Carlão Camargo lembrou de outras conferências realizadas na cidade e falou sobre o slogan deste ano “Quem muda a cidade somos nós”. “A participação de toda sociedade é essencial para o futuro de nosso município”, destacou. “Temos que dialogar com clareza e transparência. A cidade Cotia está crescendo de forma muito acelerada, por isso, precisamos pensar sobre o desafio de garantir sustentabilidade e qualidade de vida para as pessoas”.



O prefeito lembrou da importância da Conferência para todo país. “Estamos aqui pensando de forma local, refletindo sobre os desafios da cidade, mas lembrando que tudo o que for proposto será utilizado em todo Brasil. Temos que pensar em nossa cidade e discutir soluções para a infraestrutura, transporte, saneamento e saúde”.

Planejamento e desenvolvimento urbano

Após a abertura do evento na cidade de Cotia, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – Benedito Simões, falou sobre os desafios enfrentados por municípios de regiões metropolitanas, como a cidade de Cotia. “A conferência é um momento de debater o que queremos para nós, para nossos filhos e netos. Temos que buscar as alternativas para ter um município equilibrado, sustentável e com investimentos produtivos”.

Ele falou sobre os avanços da cidade nos últimos anos, especialmente n gestão pública. “Ao longo desses anos, sobretudo a partir de 2008, iniciamos uma série de programas setoriais, tais como os planos municipais de saneamento, mobilidade urbana, infraestrutura, macro e microdrenagem; todos esses estudos cumprem a missão de diagnosticar a situação atual de nossa cidade e apontar os caminhos que devemos seguir. Cotia avançou muito em seu sistema de planejamento”.

Ele falou sobre o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e defendeu que a etapa cotiana da Conferência Nacional das Cidades produza resultados, que possam ser levados para outros âmbitos do governo, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Sociedade debateu os desafios da cidade

Após a explanação técnica, foi composta uma mesa com representantes de diferentes segmentos da sociedade para início dos debates:  José Lopes (poder executivo), Fernando Jão (legislativo), Rosa Xavier (movimentos populares), Confúcio Cavalcante (empresários), Ricardo Cunha (entidades profissionais) e Wlademir Farias Lopes (Ongs).

O advogado André Luis Escolástico (poder executivo municipal) falou sobre as regras da conferência e abriu espaço para formação dos grupos de trabalho e início dos debates.

Fonte: Prefeitura de Cotia





Deixe seu comentário