Sitio do Padre Inácio Cotia

O sítio do Padre Inácio Cotia é uma importante edificação residencial no estilo da morada paulista durante o período do Brasil colonial, característico do ciclo bandeirista-jesuítico. A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e localiza-se na Estrada do Padre Inácio, bairro Morro Grande, na cidade de Cotia, no estado de São Paulo, Brasil.

O lugar servia como suporte para os bandeirantes que partiam para o interior em busca de, dentre outros materiais, pedras e metais preciosos além de escravos indígenas. Hoje o complexo é aberto para visitações, podendo o visitante desfrutar das vivências que o local proporciona.

Sitio do Padre Inácio Cotia

Sitio do Padre Inácio Cotia História

Antecedentes
Anna de Barros Leme era a proprietária da casa-grande construída cerca de um século antes por seu avô, o Sargento-mór Roque Soares Medella. Possuía poucos escravos; mesmo assim conseguia colher bastante milho e feijão que, em parte, vendia. Os arquivos da população local mostram entre os agregados da fazenda, o seu primo Ignácio Francisco do Amaral que, viúvo, residia no local desde 1798. Ignácio torna-se padre em 1810, aos cinquenta e sete anos de idade. Após a morte de Ana e Padre Inácio a sede do Sítio é finalmente vendida para imigrantes da Alemanha, no entanto, a casa grande permaneceu na memória popular associada à figura do antigo dono.

Contextos gerais
O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em 8 de Outubro de 1951, e pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, em 23 de Setembro de 1974, por representar um marco importante do ciclo bandeirista.



Os bandeirantes paulistas, financiados por fazendeiros, grandes comerciantes além do próprio governo, desbravavam o território em busca de riquezas dentre elas minerais, escravos, e novas terras com destaque as vilas mineradoras de Minas Gerais, durante os séculos XVI e XVIII. Dentre outros aspectos, as casas da época serviam de apoio para as expedições.

Sitio do Padre Inácio Cotia Arquitetura

A casa grande do Sítio é, uma edificação rural que consta do início do século XVIII, marcadamente significativa pela composição representativa do período colonial como consta em seu livro LUÍS SAIA, 1972, Morada Paulista[1]. O conjunto original era conformado pela sede – edificação principal – e outras edificações de apoio de porte mais singelo, destinado a atividades complementares tais quais serviam de abrigo para animais e escravos. No entanto, hoje pouco sobra dessas edificações a não ser as mós de pedra do antigo moinho encobertas pelo gramado em frente à casa.

Horário de Funcionamento Sitio do Padre Inácio em Cotia

  • Entre em contato para maiores informações sobre o horário de funcionamento

Onde fica, Endereço e Telefone Sitio do Padre Inacio em Cotia

  • Estr. Padre Inácio – Morro Grande – Cotia – SP
  • Telefone: (11) 4614-2952

Mapa de localização