Com espaços amplos, inovadores e voltados para apoiar leitores de todas as idades, as novas instalações das bibliotecas municipais oferecem grande acervo literário e acesso à internet para auxiliar os estudantes que buscam conhecimento, informações para trabalhos escolares, um cantinho para estudar para o vestibular ou simplesmente entretenimento cultural nas horas vagas.
A cidade de Cotia conta com três bibliotecas na cidade de Cotia: Batista Cepelos (região central), Cecília Meirelles (região da Granja Viana) e Carlos Drummond de Andrade (região de Caucaia).
Alguns anos atrás, antes do boom da internet, a maioria dos estudantes precisava ir às bibliotecas pesquisar e copiar de forma manuscrita as informações necessárias para um trabalho de escolas na cidade de Cotia.
Essa cena era rotina na Biblioteca Batista Cepelos, fundada no dia 8 maio de 1990, e reconhecida como uma das primeiras referências no campo do conhecimento para cotianos de diferentes gerações. Ela recebeu esse nome em homenagem ao escritor Manuel Batista Cepelos, nascido em Cotia no ano de 1872, tendo como primeira publicação em 1892 a poesia “Noite de Natal”, escrita quando seguia carreira militar.
Localizada anteriormente no prédio do Centro de Serviços Públicos do Município – CESEP (antiga Procotia), a biblioteca foi totalmente readequada em 2010, ganhando endereço e prédio novo. Funcionário da biblioteca há 13 anos, Fernando Antonio da Silva elogia o novo espaço e completa dizendo que “o local é mais amplo, arejado e conta ainda, com um acervo literário maior”.
Há dois anos e meio, a biblioteca Batista Cepelos foi transferida de local. A Secretaria Municipal de Cultura adequou o local a um novo modelo, para promover a inclusão digital e oferecer uma estrutura multimídia, a fim de integrar as diferentes ferramentas de comunicação disponíveis. Além de ampliar a oferta de títulos, as novas instalações incluíram setor infantil, acesso a internet – onde o usuário pode navegar por até uma hora (dependendo do fluxo de pessoas tem possibilidade de permanecer um pouco mais), acervo literário convidativo, pufes nos corredores para leitura e revistas para diversos públicos.
Nos dias letivos do ano, a Biblioteca Batista Cepelos recebe cerca de 60 pessoas por dia entre crianças, adolescentes e adultos. As escolas estaduais e municipais também agendam visitas ao local com os alunos, e os professores indicam a biblioteca para os jovens que precisam desenvolver seus trabalhos escolares com ampla opção literária.
Geralmente em épocas de provas e vestibulares, o local recebe um grande fluxo de estudantes devido ao acervo didático disponível. O Governo do Estado também contribui para o conhecimento dos cotianos, doando cerca de 1.000 títulos por ano a cada biblioteca do município.
Entre os livros mais procurados estão autores da literatura nacional, como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Paulo Coelho, Aluísio de Azevedo e Jorge Amado; Best-sellers de Sidney Sheldon, Agatha Christie, Robin Cook, Gabriel García Marquez e Morris West estão na preferência dos leitores, bem como livros espíritas e de auto-ajuda, tais como Spencer Jonhson M.D., Augusto Cury, entre outros.
É possível ainda encontrar no acervo arquivos jornalísticos da história da cidade, demonstrando o desenvolvimento econômico, político e o crescimento do município sob a ótica dos meios de comunicação locais. Nesse passeio histórico, os visitantes podem ler matérias escritas em jornais regionais desde a década de 70, com diversas publicações disponíveis.
A estudante Rafella Britto, de 15 anos, vai quase toda semana à Batista Cepelos para ler literatura inglesa, histórias da arte e romances contemporâneos. A jovem que quer seguir a carreira de estilista com foco na arte encontra o prazer da leitura nos títulos que estão à disposição nos corredores biblioteca.
Os visitantes têm a opção de emprestar os livros, levando-os para casa por 15 dias. Para isso, devem fazer um cadastro apresentando a cópia do RG, comprovante de residência e foto 3×4.
A biblioteca Batista Cepelos funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1147, Centro, próximo à Prefeitura de Cotia.
Se você mora em Caucaia ou na Granja, não deixe de conhecer as bibliotecas municipais de sua região.
Biblioteca Cecília Meirelles: Avenida Dener, 155, Parque São George.
Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, Avenida Roque Celestino Pires, 954, Caucaia do Alto-Centro.
Fonte: Prefeitura de Cotia